Fuja do monocromático: Como inserir cores no seu ambiente e torná-lo mais harmônico?

Fuja do monocromático: Como inserir cores no seu ambiente e torná-lo mais harmônico?

Pensando na influência que as cores podem ter na decoração, essa semana trouxemos no Instagram conteúdos sobre esse tema, mostrando diversas dicas e os tipos de combinações possíveis para trazer mais cores sem pesar o ambiente! É claro que para aqueles que acabaram perdendo esses conteúdos, além de sugerirmos que siga nossa página no Instagram para ficar por dentro das novidades, trouxemos-os diretamente para cá, sempre que precisarem, é só consultar!

Sabemos que as cores têm grande influência na decoração, elas trazem diversas sensações e usando a criatividade podemos apresentar nosso ambiente com originalidade e diversão.

Se você ainda não sabe por onde começar a trabalhar as cores na decoração, temos 5 dicas valiosas para fugir do óbvio e explorar as diversas possibilidades que as cores nos proporcionam!

1. Comece pequeno:

Às vezes achamos ousado demais incluir cores diferentes na decoração… No entanto, uma boa saída é começar por pequenos detalhes coloridos, alguns objetos ou cores mais sutis!

2. Adicione estampas e texturas:

Para complementar alguma cor, podemos utilizar texturas e estampas diferentes que combinem com a cor escolhida!

3. Utilize a regra 60-30-10:

Essa regra consiste em dividir a distribuição de cores em porcentagens, 60% será a cor predominante e mais neutra, 30% será a cor secundária que dará apoio para a cor principal e 10% será uma cor mais forte, assim você contribuirá para a harmonia e equilíbrio das cores.

4. Associe cores e emoções:

Sabemos que as cores transmitem emoções, por isso, para escolher a cor ideal para seu ambiente tornar-se mais sofisticado, é necessário entender a finalidade do ambiente, assim encaixar as cores certas para cada um deles.

5. Explore as cores complementares:

Para saber quais cores são complementares basta consultar um círculo cromático, ao escolher uma cor, a sua complementar estará representada no lado oposto do círculo!

Bônus: Algumas emoções transmitidas através das cores:

 Azul: tranquilidade e calma;

Amarelo: alegria e otimismo;

Verde: equilíbrio e positividade;

Vermelho: Amor e Paixão;

Laranja: movimento e entusiasmo.

Antes de iniciar um projeto mais colorido, é importante saber os tipos de combinações de cores que você pode combinar na decoração e para isso temos o círculo cromático para nos auxiliar! Você o conhece?

Esse círculo pode ser um grande aliado nesse momento, com ele podemos enxergar as principais combinações de cores, sendo elas: Complementares, análogas, monocromáticas!

1. Complementares: 

Esse tipo de combinação de cores é de alto contraste, sendo criada a partir de cores totalmente opostas, com pouca ou nenhuma ligação de cor. A frase que define melhor as cores complementares é "os opostos se atraem" !

2. Análogas:

É feita a partir da escolha de uma cor do círculo cromático e seguido de suas cores vizinhas, Esse tipo de combinação de cor é de médio contraste.

3. Monocromáticas:

É feita a partir da escolha de uma cor do círculo cromático que é combinada com a mesma cor em variações diferentes, variando de mais escura para mais clara.

E aí, gostaram das dicas? Qual será sua escolha? Não perca a oportunidade de investir nas cores! Não deixe de fugir do óbvio e monocromático inovando na decoração!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.